CAMPANHA SALARIAL DE SETEMBRO – EMPRESAS PRIVADAS E PRODEMGE

A Pauta de Reivindicações foi entregue ao sindicato patronal no dia 20/08 e a primeira mesa de negociação está agendada para o dia 04/09. 

Em síntese, os pontos de pauta apresentados ao sindicato representante das empresas de TI, serviços de informática, de processamento de dados e similares (SINDINFOR) foi:

  • Reajuste de salário em 8%
  • Reajuste dos pisos salariais em 10%
  • Tíquete:

– Reajuste de 11,31% (percentual apurado pelo IBGE para alimentação fora do domicílio)

– Redução do valor de desconto do tíquete para salários (salários até R$3677,39 1% de         desconto; salários iguais ou acima de R$3677,39 2% de desconto)

– Pagamento do tíquete no período das férias

– Pagamento do tíquete nos períodos de afastamento por problema de saúde

  • Extensão da licença paternidade aos pais adotivos
  • Licença maternidade de 180 dias
  • Licença paternidade de 20 dias
  • Auxílio creche para mães e pais, não cumulativo no caso dos 2 serem funcionários da empresa, com prioridade de recebimento pela mãe
  • Abono consulta de 3 dias por semestre
  • Horário flexível das 7h às 10h
  • Em caso de substituição de colega que tenha salário superior (férias ou doença), o substituto receberá o mesmo valor do salário do substituído
  • Estabilidade no emprego para empregados com mais de 5 anos de casa e que falte 1 ano para se aposentar
  • Para empresas com mais de 500 empregados, em Minas Gerais, será concedida a liberação de dirigente sindical para o exercício do mandato, sem prejuízo de salários e benefícios
  • Não compensação do abono de carnaval (que seja feriado)
  • Renovação de todas as demais cláusulas da CCT

A pauta aprovada é bem objetiva e busca a melhoria de direitos já existentes em aspectos que a categoria avaliou como fundamentais. Em termos de reajuste, a reflexão também foi grande, à luz de análises das negociações coletivas em geral, apresentadas tendo por base estudos do DIEESE.

A expectativa no começo de qualquer negociação coletiva é sempre boa, principalmente porque sempre achamos que os trabalhadores são o maior patrimônio de uma empresa de TI e, por isto, têm de ser valorizados. E é na data base que os patrões têm a oportunidade de materializar este valor em reajuste de salários e ampliação de benefícios aos trabalhadores.

Por uma boa negociação coletiva!