Na primeira rodada de negociações realizada entre o SINDADOS e o sindicato patronal (SINDINFOR), com vistas à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, o setor empresarial respondeu à Pauta de Reivindicações dos trabalhadores com uma proposta que não repõe as perdas geradas pela inflação dos últimos 12 meses.
A proposta patronal foi de reajustar os Pisos Salariais e salários de até 6 Salários Mínimos com 80% da inflação do período medida pelo INPC; acima de 6 Salários Mínimos propuseram livre negociação entre empresa e empregado. Propuseram, ainda, 50% do INPC para corrigir o Vale-Refeição/Alimentação e ausência de correção para o valor da PLR.
O SINDADOS rejeitou de plano a proposta, uma vez que a mesma implica em perdas inaceitáveis para os trabalhadores. Considerando que o INPC do período foi de 8,82%, a proposta das empresas significaria um Reajuste Salarial de 7,06% para os trabalhadores que recebem até 6 Mínimos e ausência de garantia de correção para quem recebe acima desse patamar, além de perdas ainda maiores no Vale Refeição e na PLR.
O SINDADOS vem insistindo na necessidade de que se garanta a preservação do poder de compra dos trabalhadores, especialmente num momento em que o setor de TI está crescendo e, após várias rodadas de negociações, o SINDINFOR aceitou rediscutir os percentuais. Nesse momento, as partes estão avançando na busca de uma solução dialogada que possa viabilizar a renovação da Convenção Coletiva.
Ainda não temos nova proposta diferente da acima apresentada. Assim que tivermos, convocaremos Assembleia dos trabalhadores para avaliar e decidir os rumos da Campanha Salarial 2022.


