A SOCIEDADE JÁ DECIDIU: A SERRA DO CURRAL NÃO DEVE SER MINERADA

A Serra do Curral é um patrimônio histórico, ambiental e paisagístico de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Ela integra a Serra do Espinhaço, que é uma das reservas mundiais da biosfera, pela sua diversidade ecológica de flora e fauna e por ser um corredor verde, que permite o deslocamento das espécies que vivem ali.

O povo mineiro luta por décadas, contra a mineração na Serra do Curral. Nos últimos anos, essa exploração desenfreada vem sendo ampliada, com as empresas “passando a boiada” com apoio do governo federal e estadual. Dois exemplos são a exploração das empresas EMPABRA, Gute Sicht e, agora, da Tamisa.

O governador Romeu Zema disse que esse é um “assunto técnico” no qual a população não deveria opinar o que é uma desfaçatez e as representações de todos aqueles preocupados com a preservação do meio ambiente devem se manifestar e ensinar ao governador que o povo é soberano sobre seu território e que qualquer representante do Estado só está lá para seguir a vontade popular.

PEC do tombamento da Serra do Curral está pronta para o Plenário e o parecer favorável à proposta de Emenda à Constituição que protege símbolo de BH foi aprovado na noite do dia 21/06/2022.

Com isso, a matéria já pode ser votada em 1º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Cada trabalhador precisa se mobilizar também por esta luta. Afinal ninguém aguenta mais a sanha financeira das mineradoras que destroem a natureza e matam centenas, como vimos acontecer em Brumadinho e Mariana.