QUAL O SENTIDO DA ENQUETE FEITA PELA DIREÇÃO DA PRODEMGE

Os trabalhadores já disseram que querem o retorno da Comissão de Trabalhadores que já existiu na PRODEMGE no passado. Será que é difícil entender esta reivindicação tão simples?


Os trabalhadores da PRODEMGE já viveram esta experiência de serem representados por uma Comissão de Trabalhadores que eles próprios elegeram, sem a interferência da empresa e reivindicam o restabelecimento desta prática.
Qual o sentido da disputa política que a direção da empresa está tentando fazer com o sindicato e com os próprios trabalhadores, ao iniciar no dia de ontem uma enquete, em moldes definidos pela diretoria, sobre a Comissão de Trabalhadores? Não basta o abaixo assinado; o universo de trabalhadores usando o boton que expressa esta reivindicação; as duas assembléias representativas que se traduziu em ação dos trabalhadores para conquistar este direito?
O que nos deixa atônitos é que um grupo de funcionários vinha discutindo esta questão com a diretoria da PRODEMGE há mais de 4 meses. Fizeram uma proposta de Estatuto de funcionamento da CT, a pedido da Presidente, e a encaminharam oficialmente no dia 13/01/2011. De lá para cá ouviram um sonoro não da diretoria, no início de março de 2011, mas uma nova perspectiva se abriu com a Presidente solicitando um prazo até o dia 15/04/2011 para se pronunciar.
Um questionamento aflige nosso espírito: A direção da empresa está querendo confundir os trabalhadores e na confusão tenta impor um modelo próprio dela, empresa, ao invés de negociar o que os trabalhadores estão reivindicando?
Consideramos esta enquete e esta forma autoritária de eleição dos membros da Comissão uma traição com o que vinha sendo negociado com os trabalhadores.
Qual será o temor da direção da PRODEMGE?  
Se a direção da PRODEMGE está permanentemente aberta às solicitações, críticas e sugestões do corpo funcional, por que resiste em atender a reivindicação do restabelecimento da Comissão de Trabalhadores na empresa? Esta é uma solicitação do corpo funcional. Qual o motivo de tanta resistência por parte da empresa em negociar?
Se a administração é transparente, se o que está sendo feito na PRODEMGE está de acordo com a lei e a Convenção Coletiva, se os trabalhadores estão sendo respeitados, se os direitos dos trabalhadores estão sendo traduzidos por deveres cumpridos pela direção da empresa, qual a razão de tanto receio de instituir esta representação?
A Comissão reivindicada é específica, cumpre um papel específico e será a primeira instância de tratamento dos problemas internos na empresa.
O SINDADOS/MG propõe à direção da empresa que aposte nesta experiência que tem se revelado tão salutar nos locais onde ela existe. Senhores membros da direção da PRODEMGE: O que os trabalhadores estão reivindicando é o direito de livre organização previsto na Constituição Federal!    

MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS 6 HORAS JÁ PARA TODOS ACESSE O BLOG procomissao.blogspot.com
PROTEJA-SE, FILIE-SE AO SINDADOS/MG